POLO PETROQUÍMICO

O Polo Petroquímico é um dos centros da economia do ABC paulista. Compõe-se de 14 indústrias que empregam cerca de 25 mil pessoas, direta e indiretamente. Os produtos petroquímicos elaborados nas fábricas – como etileno, propileno, polietileno, entre outros – são matérias-primas para a fabricação de resinas, borrachas, tintas e plásticos em indústrias de todo o país.

Localizado nos municípios de Mauá e Santo André, o Polo Petroquímico foi fundado em 1954, quando a Petrobras implantou uma de suas primeiras unidades no Estado de São Paulo, a Refinaria de Capuava (Recap). Hoje, as indústrias instaladas no Polo respondem por 66% da arrecadação de ICMS de Mauá e 36% da arrecadação de Santo André.

Além do destaque na produção de petroquímicos e na geração de empregos, o Polo é reconhecido no mercado pela responsabilidade para com o meio ambiente e as comunidades. As indústrias instaladas promovem com frequência campanhas e programas destinados a trazer informação, cultura e melhorar a qualidade de vida de toda a população.