Inovação

O Aquapolo Ambiental utiliza o esgoto tratado através do processo de lodos ativados pela ETE ABC da Sabesp como matéria-prima para a produção de sua água industrial O sistema de lodos ativados é um processo biológico com foco na remoção de poluentes orgânicos qual possui grande eficiência no tratamento. 

Uma das primeiras etapas do processo de tratamento do Aquapolo consiste na utilização de sistema biológico. Nessa fase, o tratamento é feito por microrganismos. Assim como todos seres vivos, os microrganismos precisam de alimento e nutrientes para seu desenvolvimento. Devido essa necessidade, os poluentes desejados nessa fase são consumidos por eles, ocorrendo a remoção de matéria orgânica, nitrogênio e fosforo. 
Porém devido à grande eficiência do processo da Sabesp, o sistema do Aquapolo apresenta um déficit de matéria orgânica para manter o ciclo dos microrganismos, sendo necessário adicionar uma fonte de alimento externa.

Após diversos estudos e testes com foco em ampliar a quantidade de matéria orgânica nesta fase do processo, o Aquapolo desenvolveu parceira com uma grande marca cervejeira que fornece seu produto não conforme e de lavagens de garrafa. Esse produto possui grande quantidade de matéria orgânica biodegradável qual é dosada no sistema biológico do Aquapolo, complementando a disponibilidade de nutrientes para os microrganismos do processo. 

Além de inovadora, essa solução, assim como o Aquapolo, tem seu foco na sustentabilidade ambiental! O Aquapolo obteve uma maior eficiência no seu processo biológico melhorando a qualidade dos lodos ativados e remoção de nitrogênio, em conjunto com a redução no consumo de produtos químicos e energia. Ao mesmo tempo, seu parceiro otimizou o descarte de seus efluentes, que antes passavam por tratamento e consumiam químicos e energia e atualmente simplesmente são enviados ao Aquapolo.