GESTÃO SUSTENTÁVEL DE ÁGUA, GERAÇÃO DE ENERGIA E RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DE MANANCIAL RENDEM INDICAÇÃO DA GS INIMA BRASIL A PRÊMIOS

GESTÃO SUSTENTÁVEL DE ÁGUA, GERAÇÃO DE ENERGIA E RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DE MANANCIAL RENDEM INDICAÇÃO DA GS INIMA BRASIL A PRÊMIOS

Três empresas do grupo GS Inima Brasil estão concorrendo ao GRI Infra Awards, premiação que reconhece projetos, ações e iniciativas no mercado de infraestrutura de transporte, energia e saneamento básico que, por meio da excelência e inovação, trouxeram impactos sociais e ambientais positivos para o Brasil, atendendo os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU.

O Aquapolo Ambiental é finalista ao Prêmio Água, no qual concorrem empresas que fazem a gestão sustentável a água. A COMASA – Companhia Águas de Santa Rita, da cidade paulista de Santa Rita do Passa Quatro, foi indicada ao Prêmio Biodiversidade (Proteção, Uso e Recuperação Sustentável de Ecossistemas) pelo projeto Renascentes do Passa Quatro, que engaja a população em medidas de proteção de nascentes e afluentes do Córrego Passa Quatro, principal manancial da cidade e recuperação e áreas degradadas na região.  E a SESAMM – Serviços de Saneamento de Mogi Mirim está concorrendo ao Prêmio Atmosfera (Descarbonização e Economia Circular), pela implantação de usina fotovoltaica para geração de energia limpa, a partir da radiação solar, para complementar o consumo de energia necessário à operação da Estação de Tratamento de Esgoto Mogi Mirim.  Essa medida reduziu em mais de 50% o volume de tCO2 que seria emitido pelo uso de energia. As iniciativas selecionadas pelo GRI Infra Awars estão alinhadas com a estratégia de sustentabilidade do grupo GS Inima Brasil.

A votação, exclusiva para os membros do GRI Club, acontece entre 26 de setembro e 14 outubro e a cerimônia de entrega dos prêmios aos vencedores será em 17 de novembro, durante a conferência anual Brazil GRI Infra & Energy, na capital de São Paulo. 

O maior empreendimento de produção de água de reuso industrial na América do Sul e o quinto maior do planeta, o Aquapolo é controlado pela GS Inima Brasil e Sabesp e acaba de celebrar a marca de 100 milhões de metros cúbicos de água reciclada produzidos em 10 anos de operação. Com capacidade para produzir 1.000 litros/segundo de água de reuso, o Aquapolo utiliza os mais avançados processos tecnológicos para a atender as empresas do Polo Petroquímico do ABC, a partir de tratamento de esgotos domésticos da Estação de Tratamento de Esgoto do ABC, da Sabesp. O volume produzido equivale ao abastecimento de uma cidade de 500 mil habitantes.