PAINEL SOBRE CRISE HÍDRICA E OS DESAFIOS DA INDÚSTRIA BRASILEIRA ENCERRA O CONGRESSO INTERNACIONAL ALADYR 2022

PAINEL SOBRE CRISE HÍDRICA E OS DESAFIOS DA INDÚSTRIA BRASILEIRA ENCERRA O CONGRESSO INTERNACIONAL ALADYR 2022

José Rodrigues, diretor geral da GS Inima Industrial, apresentou as soluções oferecidas para a indústria pela Aquapolo Ambiental e GS Inima Triunfo

A ONU recomenda que a disponibilização de água doce no mundo seja de 2.500 m3 por pessoa/ano. No Brasil, embora a disponibilidade seja de, em média, de 35 mil m3 por habitante/ano, a distribuição dos recursos hídricos é completamente desbalanceada. Ao passo que a Região Norte concentra 80% da água disponível, as regiões próximas à costa atlântica contam com até menos de 3% dos recursos hídricos do país. 

No Estado de São Paulo, a disponibilidade anual de água/habitante é de 2.480 m3, mas na Região do ABC é apenas de 130 m3 /hab/ano. Essa informação foi dada por José Rodrigues, diretor geral da GS Inima Industrial, que controla o Aquapolo Ambiental (SP) e a GS Inima Industrial Triunfo (RS), no painel sobre “A crise hídrica e os desafi¬os da indústria brasileira”, no fechamento do Congresso Internacional da Associação Latino-Americana de Dessalinização e Reúso de Água (Aladyr), que reuniu 150 profissionais do setor de saneamento em São Paulo.

Participaram também do painel Stela Goldenstein, coordenadora nacional do 2030 Water Resources Group, do Banco Mundial, Wilson Rodrigues de Melo Júnior, diretor do Departamento de Recursos Hídricos e Revitalização de Bacias Hidrográficas do Ministério do Desenvolvimento Regional, Alexandre Luís Almeida Vilella, coordenador regional de Meio Ambiente no Departamento de Desenvolvimento Sustentável da Fiesp, e João Lins, diretor presidente da Cetrel S.A.

“A situação hídrica na região do ABC foi o que estimulou a criação do maior sistema de produção de água de reúso do Hemisfério Sul, o Aquapolo Ambiental, com capacidade para produzir até 1.000 litros de água industrial por segundo para o Polo Petroquímico de Mauá e outras empresas do entorno”, disse José Rodrigues, diretor geral da GS Inima Industrial. “A GS Inima Triunfo, uma planta com capacidade de produção de água de 3.100 m3 por hora para as indústrias do Polo Industrial do Sul, tem papel importante para a segurança hídrica na região”.

O grupo GS Inima Environment, ao qual a GS Inima Industrial está vinculada, é líder global na dessalinização de água do mar para consumo humano, com 33 plantas no mundo com capacidade para produzir 800 milhões de m³/dia.

Após o encerramento do plenário, a GS Inima Industrial recebe os participantes em uma visita técnica, de forma presencial e virtual, ao Aquapolo Ambiental.


A visita também foi disponibilizada de forma simultânea por meio do link https://youtu.be/lsrGs6_ZCs0 ou pelo canal da ALADYR Brasil no Youtube.